Evangelizando as novas gerações.

Evangelizando as novas gerações.
É MELHOR CONSTRUIR UM MENINO DO QUE CONSERTAR UM HOMEM (DIJ 2011)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

JEACS - Juventude Espírita a Caminho da Salvação

Sexualidade e Espiritismo.

No sábado 14 de Maio, a galera do grupo de jovens da S.E A Caminho da Salvação participou de interessante debate promovido pela escola Borges de Medeiros sobre o assunto Sexualidade X Religião.
Os jovens tiveram oportunidade de expor suas opiniões a cerca de varios aspectos da vivência sexual humana sob a luz da doutrina espirita.



Como muitas pessoas pensam que o sexo é pecado, é errado, como explicar melhor a questão da força sexual, nas casas espíritas?
         A Casa Espírita, como órgão primeiro responsável pela divulgação do Espiritismo, deve primar pela educação do espírito. Sendo assim, deve informar ao frequentador das suas potencialidades espirituais, das origens dos problemas que enfrenta, muito além do psicológico, no ser espiritual e procurar fazer com que esse frequentador sinta a necessidade de melhorar-se nos pontos em que vê que age incorretamente. Sem culpas que o prendam.
     É necessário conscientizar, mas que a conscientização, não esbarre numa palavra que gerará remorso ou culpa, que têm efeitos contrários. A abordagem que o Espiritismo dá ao sexo é exatamente essa: a do sexo como mecanismo de troca não só fluídica, energética, mas como uma concretização de uma relação profunda entre dois espíritos. E que a escolha de fazer dessa relação algo positivo, duradouro, útil e bom é do espírito que a vive e de ninguém mais. O peso da responsabilidade com a força da liberdade é aquilo que faz do Espiritismo uma filosofia.
       

domingo, 3 de abril de 2011

Durante a tarde do dia 02;04;2011

Durante os Encontros de evangelização as mães das crianças se reunem para momentos de relaxamento e oficinas artisticas.

Trabalham pintura, gastronomia e varios tipos de artesanato.

No mesmo tempo seus pequenos estão absorvidos no estudo edificante que diretriza nossos caminhos rumo a luz.

De mãos dadas evangelizadores, evangelizandos e suas familias perseveram no
CAMINHO DA SALVAÇÂO.

terça-feira, 29 de março de 2011

Evangelização em dias de palestras. Segunda - Feira

O sorriso de uma criança revela afeto e grande calor humano!
É encanto!

Fantasia! Luz que vai se espalhando por
Todos os cantos transmitindo muita energia e bons fluidos!
O sorriso de uma criança é esperança de dias melhores,
de problemas resolvidos.
O sorriso de uma criança conquista países e atravessa fronteiras!
Une os povos!!!
Faz a humanidade ser mais caridosa!
O sorriso de uma criança é semblante de serenidade!
É noite de lua prateada clareando o caminho e realizando
Sonhos!
O sorriso de uma criança é como a varinha mágica
que transforma tudo que toca em riqueza e grande beleza!
É sino que badala! Prata que brilha!
Eterna melodia que faz sinfonia dentro de cada sensível coração!
O sorriso de uma criança é felicidade pra toda a vida e
Principalmente esperança de um mundo melhor!
Em nossa evangelização cultivamos o sorriso.
Cultivamos o coração.
Toda vez que lemos O Evangelho Segundo o Espiritismo verificamos que Jesus sempre ressaltou a importância e o valor da pureza de coração, da humildade e da simplicidade, dizendo: “todo aquele que se fizer pequeno como uma criança será o maior no Reino de Deus” e “deixai vir a mim os pequeninos, e não os embaraceis, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham”.

Evangelização em dias de palestras. Segunda - Feira

Criança é alegria e pureza que dá
sentido à vida espalhando muita
felicidade ao redor!
A criança é o futuro de um país,
e com inteligência e afeto,
está construindo um mundo melhor,
mais amoroso e cheio de ternura!
Uma casa que tem criança irradia muita
luz e movimento . Calor e aconchego.
Acordar com o sorriso de
uma criança é certeza de ter um dia perfeito e pleno de amor.

Porque a criança é fonte de esperança,
sabedoria do futuro, promessa de um mundo mais justo!
Criança é sensibilidade, que merece todo o nosso carinho,
afeto, credibilidade e respeito.
 
 Criança torna o sorriso de um adulto mais puro
Com uma alma mais leve!
Como é importante ouvir as palavras de uma criança,
porque ela também é grande fonte de sabedoria
Muitas vezes; quando um adulto é conduzido pelas mãos de uma criança,
chega no lugar certo!
Criança é infância saudável, céu de imenso azul,
mar que refresca, brincadeira de massinha,
cheiro de fruta fresca, bolo de brigadeiro e
pedaço do paraíso que enfeita o caminho com alegria e harmonia!

Emocionante Início da Evangelização 2011 SE A Caminho da Salvação.

No dia 26 de março os ciclos de infancia e juventude se reuniram no salão de nossa sociedade para compartilharmos juntos as energias de entusiasmo, força e fé para nosso ano de evangelização sob as bençãos do nosso amado CRISTO. 
Com muito carinho e amor evangelizadores e evangelizandos trocaram abraços, assistidos por impactante e benfazeja equipe espiritual sentimos no secreto de nossos corações o amor de Jesus e sua proposta de luz...

Irradiando coragem para um ano de desprendimento material e sublimação espiritual de mãos dadas e corações entrelaçados, erguemos ao PAI a voz num canto de louvor e agradecimento.

É MELHOR CONSTRUIR UM MENINO DO QUE CONSERTAR UM HOMEM.

sábado, 26 de março de 2011

Evangelizadores S.E A Caminho da Salvação















“Caros Evangelizadores,
Fomos convocados a realizar uma obra específica no campo do bem, cujo Mestre e responsável maior pela sua execução coloca ao nosso alcance os recursos necessários, respeitando, porém, a nossa disposição de agir.
São poucos, por hora, os que dispõem à ação. Mas já aprendemos com Jesus a lição do fermento que á capaz de levedar a massa toda! Sejamos o fermento pela força da nossa convicção e da nossa certeza na excelência da tarefa a que nos propomos.
Outros se juntarão a nós, se dermos o exemplo da perseverança e da fidelidade aos princípios estabelecidos para este trabalho pelo Cristo de Deus. O nosso exemplo pode arrastar multidões pela força que lhe é intrínseca, pelos objetivos que norteiam a tarefa.
Quem caminha rumo à espiritualização, com certeza não caminha só, como também, em boa companhia. Quem não desiste no meio do caminho, encoraja os que o acompanham a prosseguir, colaborando para que a caravana não se enfraqueça e siga, unida, até o fim.
Perseverar no trabalho anônimo e produtivo que não recebe os aplausos do mundo, porque não fica na evidência social, é dar testemunho de alta compreensão dos planos de Jesus, relativos à nossa melhoria espiritual. A tarefa de evangelização da criança e do jovem é um desses trabalhos. Plantar, na mente e nos sentimentos da nova geração, a semente de uma sociedade altruísta é investir no futuro, com apreciáveis possibilidades de êxito.
Para tanto, necessita o evangelizador estar convencido da importância e do alcance do seu trabalho, condição sem a qual não terá forças suficientes para enfrentar os obstáculos de várias naturezas que comumente se antepõem às nobres realizações.
Fortificado no seu ideal, poderá o evangelizador cumprir tarefa socioespiritual de grande valia e arrastar, com seu exemplo, aqueles que, embora ainda indecisos, se inclinam a seguir um bom modelo.”
(Cecília Rocha, Pelos Caminhos da Evangelização – FEB.) 

Evangelizandos 26.03.2011

Você é pingo de luar, minha bolinha de sabão.
É promessa, é o recomeço, pedrinha branca
Do ribeirão de minha vida
Dos meus sonhos você chegou
Pirilampo em minha noite
Pingo de gente, meu coração
Sorriu prá vida, quando você sorriu pra mim
Pingo de gente é esperançaVoce criança é meu amor


26.03.2011 abertura Evangelização Sociedade Espirita A Caminho da Salvação




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A criança e Jesus

Conta-se que um Espírito, pronto para renascer, perguntou a Jesus:
Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã...Tomarei um corpinho de criança e gostaria de saber como é que eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?
E Jesus disse-lhe:
Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para cuidar de você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.
Mas o Espírito ainda um pouco preocupado falou novamente com Jesus: Diga-me, o que preciso fazer para ser feliz? Serei feliz lá?
E Jesus lhe respondeu: Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
E como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que os adultos falam?
Jesus o consolou dizendo:
Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a pronunciar as primeiras palavras e assim você reaprenderá a falar.
E como poderei andar, se minhas pernas serão frágeis e incapazes de sustentar o meu corpinho?
O Mestre o acalmou:
Para sustentá-lo você terá os braços do seu anjo, que velará noite e dia por você.
E o Espírito insistiu: E o que farei quando quiser falar com o Senhor?
Jesus esclareceu com carinho: Seu anjo lhe falará de Mim e do nosso Pai que é Deus, o Criador de todas as coisas, e lhe ensinará a entrar em contato Comigo através da oração.
Eu ouvi dizer que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
Seu anjo o  defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
Mas eu serei sempre triste porque eu não O verei mais por muito tempo.
Seu anjo sempre lhe falará sobre os Meus ensinamentos, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre com você.
Naquele momento havia muita confiança no coração daquela futura criança, e as vozes da Terra já podiam ser ouvidas.
Nesse instante o Espírito, apressado, fez sua última pergunta:
Oh, Jesus, já estou pronto para ir agora, diga-me por favor o nome do meu anjo.
E Jesus, olhando-o com ternura respondeu: Você chamará seu anjo... de mãe! 
*   *   *
Cabe à mulher, que tem a honra de receber os filhos de Deus para ajudá-los a evoluir, a nobre missão de conduzi-los ao Criador, ensinando-os a viver com dignidade e fé.
Cabe ao homem, que se faz pai, a responsabilidade de assumir a paternidade com sobriedade e honradez.
Cabe ao pai e à mãe, na condição de cocriadores com Deus, a grandiosa missão de elevar a Humanidade aos altos planos da felicidade, tomando das mãos dos homens, ainda crianças, para que aprendam a trilhar os caminhos dos verdadeiros homens de bem.

Redação do Momento Espírita, com base
em Apólogo de autoria ignorada.
Em 08.05.2009

Filosofia Espírita para Crianças





A Filosofia Espírita, às vezes, é encarada como o conjunto das crenças espíritas a respeito do Universo e do ser humano. Porém, fazer filosofia na prática , ou seja, praticar um ensino filosófico, não é simplesmente transmitir princípios da crença espírita. É analisar estes princípios, questioná-los, buscar compreender melhor o seu significado e as suas conseqüências, especialmente as de ordem moral e ética.
Não se aceitam idéias como verdadeiras por imposição, mas sabendo porque as aceitamos. Esta é a essência da atitude filosófica: compreender o sentido e as conseqüências da realidade.
As crianças são filósofas espontâneas. Não precisamos lhes impingir um olhar admirado e curioso perante a vida, porque querem, com entusiasmo, saber o que são as coisas e porque elas são assim e não de outro jeito.
Filosofia Espírita para Crianças é uma proposta pedagógica que pretende ajudar crianças e jovens nesta sua busca natural, agregando um método de trabalho que, sem tirar a naturalidade e espontaneidade do processo investigativo, resulte na produção de conhecimento com significado e em bases racionais.

2. Para que serve a Filosofia Espírita para Crianças?

O objetivo desta proposta pedagógica é auxiliar crianças e jovens a encontrar, ao filosofar, a explicação racional que sustente suas ações morais e resulte em melhoria e manutenção de uma atitude mais positiva e construtiva perante a vida.
A explicação racional se obtém ampliando o conhecimento e raciocinando sobre os princípios do Espiritismo, compreendendo seu significado e os desdobramentos práticos de cada um em nossa vida espiritual, pessoal e social.

Princípios do Espiritismo (1)
Os princípios do Espiritismo são conceitos que formam a estrutura básica do pensamento espírita. São eles:
  1. Deus,
  2. espírito e matéria (os elementos da criação),
  3. imortalidade,
  4. reencarnação,
  5. progressão dos Espíritos (evolução),
  6. livre-arbítrio,
  7. causa e efeito,
  8. fluidos,
  9. perispírito,
  10. mediunidade,
  11. pluralidade dos mundos habitados,
  12. Espíritos em erraticidade,
  13. influência dos Espíritos na nossa vida e
  14. influência dos Espíritos na Natureza.
São idéias que, uma vez modificadas ou descaracterizadas, descaracterizam a própria Doutrina, o que nos leva a relacioná-las à própria identidade do Espiritismo, enquanto filosofia.
Os princípios do Espiritismo formam uma rede de inter-relações que compõem, para aquele que os conhece, uma sólida base filosófica e ética.
Para quem é espírita ou não, o conhecimento dos princípios torna possível raciocinar e entender a vida através de uma visão racional, gerando resultados práticos nas mais diferentes situações. A sua compreensão aprofundada melhora nossa capacidade de reflexão, ajuda no exercício do diálogo interior e na manutenção de maior segurança e harmonia.
É imprescindível que o educador espírita se torne um estudioso da Doutrina, a fim de conseguir percebe-los na dinâmica da existência, de poder falar sobre eles com desenvoltura e participar da construção de raciocínios pertinentes a seu respeito.
Valores
A manutenção de atitudes positivas e construtivas perante a vida só é possível quando nossas escolhas são norteadas por valores verdadeiros e perenes.
Os valores considerados fundamentais para uma vida digna e feliz, voltada à evolução do Ser espiritual, levando em conta sua participação na vida social e planetária, são, segundo a Filosofia Espírita para Crianças:
  • Autoconhecimento - Os temas serão sempre estudados de a partir da perspectiva do educando e de acordo com a sua necessidade e observação. Os questionamentos o encaminharão para dentro de si mesmo, conhecendo seu pensar e o seu sentir a respeito deles.
  • Autenticidade - Ao contrário da educação repressiva que conduz à hipocrisia, o diálogo prezará a autenticidade, incentivando à legítima expressão por parte de todos os envolvidos, daquilo que pensam e sentem. A autenticidade será também valorizada diante de todas as demais situações da vida.
  • Auto-responsabilidade - O estudo buscará possibilitar a compreensão clara da nossa responsabilidade exclusiva pela nossa própria felicidade e infelicidade, assim como da responsabilidade de cada um como agente modificador do meio em que se encontra.
  • - Todos os temas levarão em conta a ordem superior representada pelas leis naturais que governam o Universo e os atributos de Deus, perfeito, soberanamente justo e bom.
  • Amor - Em todas as oportunidades serão incentivados os sentimentos de amizade e amor no grupo, através do respeito e da aceitação, do desejo do bem em relação a todos. Por extensão, exercitaremos o amor ao próximo e à Natureza.
O importante é impregnar nossa conduta e nossa prática nestes valores, de modo que eles se tornem o próprio jeito do educador ser e se comportar. Apenas compartilhando e vivenciando estes ideais, podemos compreender seu sentido e suas conseqüências.

3. Como funciona a Filosofia Espírita para Crianças?

Basicamente, a Filosofia Espírita para Crianças cria um espaço para a aprendizagem significativa, para o aprofundamento nos conceitos espíritas básicos e a percepção de suas relações com a vida prática. As características da investigação filosófica que realizamos são as seguintes:
  • Cultivo das habilidades do pensamento
  • Busca de sentidos da realidade e percepção das conseqüências
  • Liberdade de questionamento
  • Comunicação fluente e participação ativa
  • Relação teoria/prática
  • Respeito a todos os pensamentos e opiniões
Além delas, é importante compreender os processos presentes nessa investigação:
Experimentar/Vivenciar
A prática do ensino filosófico está vinculada a um grau possível de experiência dos temas estudados, a fim de gerar reflexões e ensejar transformações interiores.
Parte-se então de um exemplo prático do cotidiano do educando, ou da Natureza, ou de uma atividade vivencial. Essa atividade não apenas fará pensar, mas olhar para si mesmo, avaliar as próprias escolhas e modos de pensar e sentir, enfim, interagir com o tema em estudo.
Ao educador cabe encontrar estratégias que levem os educandos a experimentar os conceitos abordados em profundidade.
Dialogar/Interagir
Em lugar do monólogo, onde um apenas ensina e os demais aprendem, pratica-se o diálogo.
E o que é o diálogo? É uma relação horizontal de A com B. Nasce de uma matriz crítica e gera criticidade (Jaspers). Nutre-se de amor, de humanidade, de esperança, de fé, de confiança. Por isso, somente o diálogo comunica. E quando dois pólos do diálogo seligam assim, com amor, com esperança, com fé no próximo, se fazem críticos na procura de algo e se produz uma relação de "empatia" entre ambos. Só ali há comunicação.
(...) É no diálogo que nos opomos ao antidiálogo tão entranhado em nossa formação histórico-cultural, tão presente e, ao mesmo tempo, tão antagônico ao clima da transição. O antidiálogo, que implica numa relação de A sobre B, é o oposto a tudo isso. É desamoroso. Não é humilde. Não é esperançoso; arrogante, auto-suficiente. Quebra-se aquela relação de "empatia" entre seus pólos, que caracteriza o diálogo. Por tudo isso, o antidiálogo não comunica. Faz comunicados.

Precisávamos de uma pedagogia da comunicação com a qual pudéssemos vencer o desamor do antidiálogo.(2)
O método dialógico leva os alunos a pensar sobre o significado de suas palavras e sobre as conseqüências de seus pensamentos, vivenciando os conceitos na prática em lugar de apenas aprender a "falar sobre" eles.
Pensentir
Pensar é um ato. Sentir é um fato. Clarice Lispector.
"Pensentir" é uma destas palavras que surgem para significar uma idéia que ainda não se conseguia expressar.
Ela nasceu nos diálogos do Grupo de Filosofia Espírita para Crianças, como uma necessidade para falar do que buscávamos no ensino filosófico que nos propúnhamos a desenvolver: pensentir os conceitos.
Não só pensar e raciocinar, não só sentir e vivenciar, mas fazer tudo ao mesmo tempo!
Em nossa sociedade, ciência e intelectualidade são altamente valorizadas. Nossas escolas (e mesmo alguns ambientes espíritas) estão lotadas deste saber "científico, intelectual" que, embora tenha seu valor num contexto mais amplo, quando está sozinho, não ajuda a pessoa a conhecer a si mesma e a se transformar.
Quase não se vê esforço consciente de aprender sobre o sentir. Fala-se da necessidade de ser caridoso, mas pouco se fala de sentimentos presentes e emoções reais.
As pessoas agem motivadas por emoções e sentimentos. Por isso, ao analisar questões e situações morais usando apenas a razão, teremos apenas uma visão parcial das mesmas. Não dá para conversar sobre transformação interior sem falar no pensar/sentir/PENSENTIR.

Os Dez Mandamentos do Jovem Espírita

  1. Modificar-se interiormente para atender aos princípios de vivência trazidos pelo Evangelho, trazendo a expressão do sorriso constante.
     
  2. Estudar incessantemente as obras espíritas, procurando nelas, um aperfeiçoamento para nossa personalidade, para o presente e futuro e participar ativamente da Mocidade Espírita.
     
  3. Exemplificar aos outros, com nossos atos e com nosso comportamento, o que aprendemos no Espiritismo.
     
  4. Orar e vigiar par não cair em tentação.
     
  5. Encarar suas responsabilidades de jovem espírita, com firmeza, obedecendo horários e empenhando-se, mais e mais no estudo vibrante e esclarecedor para servir com a presteza a qualquer hora a quem quer que seja, lembrando três verbos importantes: Trabalhar, Trabalhar, Trabalhar.
     
  6. Recordar sempre que o Espiritismo oferece substâncias de conhecimento e consciência do que, se hoje plantamos o mal, só ele colhemos, sabendo-se que ser jovem é a vez de ser o melhor plantando o bem.
     
  7. Procurar harmonia em seu próprio lar, pois a paz do mundo começa em sua casa, buscando também desapego as futilidades materiais e sociais.
     
  8. Guardar no silêncio das suas orações a imagem de Jesus, abençoando todos os homens do mundo para mais rápida libertação das “virtudes”, que prendem os passos à Espiritualidade maior.
     
  9. Ter responsabilidade moral perante o sexo, a vida e às pessoas.
     
  10. Refazer-se nas suas energias diárias, materiais e espirituais, para assim nunca sentir que a sua hora na Juventude Espírita já ficou para trás; Hoje Comece, Recomece e Continue no trabalho com Deus. Ele lhe dará força para ser um eterno jovem...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mensagem aos Evangelizadores


A sementeira de amor é precioso legado de Jesus Cristo para as criaturas que O amam e que despertaram para o dever inadiável de contribuírem em favor do mundo do futuro. Trabalhadores da última hora, sois herdeiros da oportunidade feliz para reparardes o passado mediante a construção do porvir.
Não é o acaso que vos reúne no campo da ação espírita-cristão. Tendes compromisso com o pensamento de Jesus, que adulterastes anteriormente e que aplicastes em favor de interesses mesquinhos quão perturbadores.
Renascestes para vos liberardes do ontem pernicioso mediante o presente rico de amor e de bênçãos.
Não desanimeis! Jesus vela por vós e os Seus Mensageiros vos acompanham, inspirando-vos e conduzindo-vos pela estrada nobre do dever.
Não vos importem as dificuldades momentâneas que fazem parte do programa de ascensão. Pensai no amanhã e preparai-o através das estrelas que puderdes deixar pelos caminhos percorridos, a fim de que aqueles que venham depois encontrem luz apontando-lhes rumos de segurança.
Assumistes compromissos superiores com os Mensageiros do Mundo Maior, e por isso fostes convocados à tarefa enriquecedora da Evangelização da criança e do jovem, trabalhando-os para Jesus. Não vos surpreendais com o desafio, nem o abandoneis a qualquer pretexto. Hoje é a oportunidade ditosa para depositardes sementes no solo dos corações; amanhã será o dia venturoso de colherdes os frutos da paz.
Permanecei, desse modo, dedicados e fiéis até o fim, mesmo que as dificuldades repontem em forma ameaçadora de dor e sombra. Quem anda na luz não receia a treva e quem faz o bem não sofre solidão nem desajuste.
Perseverai, pois, alegres e confiantes na vitória final.
Jesus vos abençoe!

A Evangelização Espírita das Novas Gerações



O trabalho de evangelização espírita, como o próprio nome caracteriza, visa oferecer às crianças e aos jovens os conhecimentos trazidos por Jesus e os que a estes complementam, ditados pelos Espíritos e codificados por Allan Kardec, sob a denominação de Espiritismo. Com esses ensinamentos, que formam a síntese das informações que nos levarão à felicidade verdadeira, procuramos atingir os objetivos gerais do próprio trabalho, que é a integração do educando consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

Semelhante programa, por sua magnitude, atraiu a atenção de um grupo de espíritas que, discretamente, está realizando uma tarefa de profundidade junto àqueles que desabrocham para a vida física sequiosos de renovação e progresso espiritual. Com dedicação e, sobretudo, com uma perseverança digna de registro, os evangelizadores espíritas estão Desenvolvendo,  junto às novas gerações, um programa de estudos, a par de outras atividades de cunho educativo, que lhes oferece conhecimentos graduais do Evangelho e da Doutrina dos Espíritos.

Um programa básico de Espiritismo compõe o Currículo de Ensino oferecido pela Federação Espírita Brasileira - FEB. Esse programa é desenvolvido ao longo do Curso de Evangelização Espírita Infanto-juvenil que vai dos 5 aos 21 anos, quando as crianças e os jovens têm oportunidade de, através de métodos adequados, realizar um estudo básico da Doutrina Espírita de forma a lhes oferecer diretrizes seguras para seus estudos ulteriores. O ensino do Espiritismo é efetuado desde o Jardim de Infância (5 e 6 anos), naturalmente de acordo com as possibilidades de entendimento dessa faixa etária.

Os conteúdos programáticos mínimos do estudo que se realiza nesses Cursos são extraídos das Obras da Codificação, ensejando ao aluno de qualquer idade, um conhecimento metódico da Doutrina Espírita. Frequentar as aulas de evangelização espírita é realizar, de forma sequencial, um bom aprendizado da Doutrina Espírita, além de participar de experiências de aprendizagem capazes de levar à vivência dos conhecimentos adquiridos. O êxito desse trabalho repousa em seus próprios objetivos, na dedicação do evangelizador, como já foi afirmado, e no preparo e reciclagem constante a que esse evangelizador se submete, na busca do aprimoramento espiritual e das condições pedagógicas para o desempenho integral da sua tarefa. Cumpre acrescentar, ainda, que, à medida que contribui para o crescimento espiritual das crianças e dos adolescentes, o evangelizador realiza o próprio progresso, premido pela necessidade de reunir condições mínimas para o exercício do seu ministério. Essa dedicação, aliada à adoção de um programa de ensino bem elaborado, por certo fará com que os objetivos propostos para a tarefa de evangelização espírita infanto-juvenil sejam atingidos.

Nesse ponto, lembremos os comentários de Kardec à Questão 917 de O Livro dos Espíritos: “ Faça-se com o moral o que se faz com a inteligência e ver-se que, se há naturezas refratárias, muito maior do que se julga é o número das que apenas reclamam boa cultura, para produzir bons frutos.” É na crença dessa assertiva de Kardec que aqueles que se empenham no ensino espírita às novas gerações buscam o incentivo, o estímulo e o entusiasmo necessário ao prosseguimento de sua tarefa frequentemente realizada em salutar anonimato.

(3) Bibliografia: O Que é Evangelização. ed. FEB, 1987. Rio de Janeiro, p. 39.

A importância da frequência dos filhos na evangelização

Queridos pais e amigos,

Dentro do nosso trabalho na Casa Espírita, uma das grandes dificuldades que enfrentamos atualmente é conscientizar as crianças e adolescentes da necessidade de moralização espiritual. Esse trabalho começa com os pais, pois não é possível fazer o trabalho de evangelização dos filhos sem o apoio dos mesmos.

Podemos dizer, inclusive, que esse trabalho começa com a conscientização dos próprios pais, que necessitam dar continuidade ao trabalho com as crianças dentro de casa. Um das formas que os pais podem utilizar para ajudar os alunos a fixarem o aprendizado é incentivando os filhos a falarem sobre a aula e explicarem o que foi aprendido. Pode-se pedir aos alunos exemplos práticos do dia-a-dia, para que eles possam associar a Doutrina à realidade atual.

Outra forma a ser considerada é dando o exemplo. A frequência do aluno às aulas semanais é imprescindível. Sabemos que muitos pais têm dificuldade de ir todos os domingos à Casa Espírita devido a compromissos de trabalho, mas sabemos que disciplina é essencial na educação do indivíduo. Já dizia Emmanuel: "Disciplina, disciplina, disciplina". Temos que considerar isso para o melhor dos nossos filhos, pois o aprendizado que eles internalizam agora, fica para toda a existência. Portanto, meus amigos, procurem trazer os seus filhos com a maior frequência possível à Casa Espírita!